Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Gostou? Foi útil?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (287 votos)






Partilhe esta Página




09 dicas para manter a motivação em alta!
09 dicas para manter a motivação em alta!

09 dicas para manter a motivação em alta!

 

1 – Transformar num jogo o que precisa ser feito e se envolver nisso, como se estivesse numa gincana. Use o alarme do celular para marcar o tempo deu ma tarefa, crie recompensas para cada meta alcançada, mantenha o foco no resultado final e no que ganhará ao cumprir aquilo que precisa fazer.

2 – Planejar suas ações, dividindo-as em pequenas tarefas. Se, por exemplo, seu chefe pediu para você fazer determinado trabalho, comece fazendo um planejamento. Escreva os passos necessários para concluir a tarefa e faça isso com entusiasmo.

3 – Criar um ambiente agradável a sua volta. Em casa ou no trabalho, é fundamental que você possa sentir-se bem e confortável. Procure manter a limpeza e a organização (mesmo que tenha um tipo particular, só seu de organização). Cerque-se de objetos bonitos, que tragam mensagens positivas. Ter plantas por perto, uma fotografia bonita ou uma almofada com sua cor favorita ajuda a criar atmosfera acolhedora e você se sentirá mais disposto.

4 – Manter seu objetivo final em mente e focar tudo o que ganhará ao realiza-lo. Isso ajudara a vencer os desafios que surgirem no caminho. Procurar pessoas que também estejam comprometidas coma a realização pessoal. Esse tipo de companhia estimula a vontade de dar o máximo para alcançar seus objetivos.

5 – Perguntar a si mesmo quando estiver desaminado e com energia baixa: o que posso pensar ou fazer para me sentir entusiasmado? Um recurso que costuma funcionar é anotar num caderno as ocasiões da sua vida em que se sentiu cheio de energia, vitorioso e entusiasmado. Feche os olhos e reviva esses momentos internamente para recriar um estado emocional positivo. Você pode também dar um mergulho na praia, dançar, tomar um sorvete, fazer algo que o energize para entrar em ação.

6 – Observar o que pensa, sem brigar com os pensamentos negativos, de preocupação, critica ou medo. Quando isso acontecer, tudo o que precisa fazer é substituí-los por outros.

7 – Elaborar uma lista de coisas que o realizam quando faz. O ato de escrever e de registra-las é um recurso disponível sempre que precisar de motivação.

8 – Ter na cabeceira da cama livros que fazem você lembrar que pode aquilo que acredita poder, caso precise de uma dose extra de motivação. Podem ser biografias, livros de autoconhecimento, CDs. Procure nas livrarias, na Internet, peça indicações, pesquise.

9 – Fazer com amor o que tem de ser feito. Ao colocar seu coração naquilo que faz, você sente uma satisfação intima e incomparável que o energiza para seguir em frente.

Energia + Oportunidades, a formula do sucesso!

 

O texto abaixo nos ensina o principio básico que leva um futuro empreendedor de sucesso a reconhecer uma oportunidade e se esforçar para torná-la uma escada para a vitória no mundo dos negócios!

A energia que leva a novas oportunidades

De o primeiro passo com fé. Você não precisa ver toda a escada. Apenas suba o primeiro degrau.
Martin Luther King jr.

É comum o sucesso acontecer justo quando você se dispõe a fazer o que for preciso para perseguido cada vez com mais afinco – sem contrato, sem promessas, sem nenhuma expectativa, você apenas segue m frente, observando como as coisas acontecem e descobrindo se pretende continuar, em vez de ficar deliberando, refletindo e contemplando.

Um dos benefícios de se lançar no desconhecido é ganhar impulso – essa energia que leva a novas oportunidades, a recursos mais amplos e a pessoas dispostas a ajudá-lo.

Muitas das carreiras e negócios mais bem sucedidos acontecem porque alguém respondeu favoravelmente ás questões: “Você já pensou em…?, Será que eu poderia convencê-lo a…?, Você estaria disposto a dar uma olhada na…?.

Apostar em um projeto ou em uma oportunidade também significa estar disposto a seguir seu impulso – e pagar para ver como a coisa evolui. Você se lança e, depois, fica atento, em busca dos passos seguintes, na expectativa de que a jornada o levará aonde você quer ou, talvez, a um lugar melhor.

Muitas vezes temos um sonho e ficamos com medo de nos comprometemos com o que não estar claro e cujo resultado é incerto. É preciso ter vocação de explorador para entrar em águas desconhecidas, confiando que um porto surgirá.

Fonte: Os Princípios do Sucesso – Jack Canfield

Texto motivacional – Viva a vida

 

Quando eu li esse texto lembrei das listas de desejos da virada do ano. Aquelas metas que estabelecemos para nós todos os anos e juramos que vamos cumprir. Pode ser uma, cinco ou dez as metas que estabelecemos para o ano novo, mas parece que, para a grande maioria de nós, elas não são cumpridas. E todo fim de ano fica aquele vazio por que você não conseguiu cumpri-las. Esse texto é pra você que sempre espera que sua vida realmente comece somente depois de cumprir determinado objetivo.

Texto motivacional – Viva a vida 

“Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade.

Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver.
Um trabalho não terminado, uma conta a ser paga.
Aí sim, a vida de verdade começaria.
Por fim, cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade.
Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho!
Assim, aproveite todos os momentos que você tem. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo; e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade;

até que você volte para a faculdade;

até que você perca 5 quilos;

até que você ganhe 5 quilos;

até que você tenha tido filhos;

até que seus filhos tenham saído de casa;

até que você se case;

até que você se divorcie;

até sexta à noite;

até segunda de manhã;

até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;

até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;

até o próximo verão, outono, inverno;

até que você esteja aposentado;

até que a sua música toque;

…não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO….

Lembre-se: Felicidade é uma viagem, não um destino”

Autor: Alfred Henfil

Fonte: Pensador Info*

A força das palavras

Texto motivacional sobre comportamento – A força das palavras

As palavras podem tanto nos ajudar como também nos atrapalhar. Tudo depende do modo como nós a recebemos e lidamos com elas…

Entre a bicharada da floresta, também havia olimpíadas…

E claro, no meio das competições, havia a prova de salto a distância…

Os sapinhos, competindo entre si, foram desafiados por todos os outros bichos a pular uma distância considerada por todos impossível de ser batida para um deles quebrar o recorde da prova.

Os torcedores, que acompanhavam o esforço dos mesmos, diziam: “Não vão conseguir! É demais para vocês, a distancia é muito grande…”.

E realmente, um a um, os sapinhos iam tentando, sem exito, tentar bater o recorde da prova, e a platéia gritando: “Não faz mal… é impossível mesmo… ninguém consegue mesmo, podem desistir!”

Até que, de repente, quando chegou a vez de um determinado sapinho pular, surpreendendo a todos, ele saltou uma distância ainda maior do que a desafiada…

Com suas bocas abertas, os outros sapinhos se aproximaram do grande campeão e então descobriram seu segredo do seu sucesso na prova:

O sapinho, o grande campeão, era surdo!!!

Pense nisso quando as pessoas a sua volta desencorajarem você a correr atrás de algum objetivo seu. Tirando algumas situações que estão fora de nosso controle, só você mesmo pode impor limites e barreiras ao seus desejos.

Fonte: FR promotora

 

Onde há vontade

 

Texto motivacional – Onde há vontade

Onde há vontade, há jeito

Onde há decisão, há solução

O trabalho paciente e constante é capaz de remover todos os obstáculos

E tudo conspira a favor de quem acredita na vitória

Onde há coragem, há ação

Onde há saúde, há poder

O cansaço chega rápido em um corpo muito enfraquecido

E o medo breve se instala em uma mente irritada e confusa

Nada apavora quem tem preparo físico e mental

Nenhuma tempestade desvia o barco bem comandado

Do seu destino final

Onde há incerteza, há possibilidades

Onde há desafio, há crescimento

Segurança e estabilidade aniquilam as chances de mudança

E a inexistência de desafios deixa as pessoas preguiçosas

A acomodação e covardia são a marca

Das coisas que param no tempo

Onde há fé, há entusiamo

Onde há perdão, há paz

Pois somente os fortes e sábios se rendem à vida

E se dedicam – sem luta – a vencerem a batalha

De conhecerem e superarem

Suas próprias falhas e limitações

Autor desconhecido

Você é capaz

 

Em nossas vidas encontramos muitas pessoas que nos desencorajam de nossos sonhos ou mesmo de pequenos desejos, pequenas ambições. Seja para nos proteger ou por não nos acharem capazes de realizar determinado desejo, elas tentam fazer com que desistamos sem ao menos tentar. Cabe a nós decidir-mos se devemos escutar aqueles que não acreditam em nossa capacidade ou escutar a força do nosso desejo.

 Texto motivacional – Você é capaz

Uma estória conta que  duas crianças estavam patinando em cima de um lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava de baixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas…
Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Como?
O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para dizer-lhe que ele não seria capaz de fazer…

Fonte: Vassourando

Receba em seu e-mail  Vídeos, Textos e Mensagens Motivacionais e de Sucesso, é só fazer o pedido nos comentários!

Você é fruto de suas escolhas

 

Altos e baixos… chegadas e partidas…

Muitas pedras pelo caminho

Somos o quisemos ser, somos o que conseguimos ser, somos o que escolhemos ser.

Não importa o quanto você já andou no caminho errado

Você pode recomeçar

Mais um ciclo se completa, outro está por vir…

Escolha!

Escolha ter um projeto de vida.

Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Escolha estar no controle de seu presente e futuro.

O passado é a única coisa que não se pode mudar.

Escolha fazer a sua própria sorte.

Querer transforma possibilidade em realidade.

Escolha preservar sua essência.

De um jeito ou de outro a natureza o levará a isso.

Escolha expandir suas capacidades.

Você ficará mais forte diante da vida.

Escolha se divertir sempre.

Essa é a verdadeira fonte da juventude.

Escolha insistir, persistir.

Ainda que haja tropeços e quedas.

Escolha sonhar com o futuro.

Visualize-o com certeza e assim será!

Escolha ter coragem e ousadia.

Boa intenção, nem sempre, é o suficiente.

Escolha o trabalho em equipe.

Muitas vezes a soma das partes é maior que o todo.

Escolha estar em sintonia com o seu tempo.

Tudo muda e é preciso estar preparado para novas situações.

Escolha descobrir o que você tem de melhor.

Isso será o seu melhor auxílio diante das adversidades.

Escolha alcançar objetivos estimulantes.

Insegurança e ceticismo só atrapalham.

Escolha aprender e reaprender todos os dias.

Sabedoria se conquista com paciência e tempo.

Escolha ser estratégico.

Crie sempre alianças promissoras.

Escolha ser criativo.

Para isso é preciso experimentar coisas novas.

Escolha ser racional, organizado, chato

desde que esteja crescendo com isso.

Escolha vencer sem deixar para trás seus valores.

Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, se arrependerá.

Escolha dizer obrigado.

Demonstrando gratidão conquistamos aliados.

Escolha ter paixão e entusiasmo em tudo.

Isso fará de você um ser humano excepcional.

Escolha chegar ao fim de cada batalha com a consciência do dever cumprido.

O sentimento de auto-realização é a melhor recompensa.

Você é, essencialmente, fruto de suas escolhas.

Então escolha ser o melhor que puder!*

O pescador e o empresário

 

Texto motivacional – O pescador e o empresário

Um rico empresário partiu para uma temporada de férias de duas semanas. Em seu primeiro dia, em uma praia, ele ficou impressionado com a qualidade e o sabor dos peixes que comprou de um pescador local. No dia seguinte, encontrou novamente o pescador no cais, mas ele já havia vendido tudo. O empresário descobriu que o homem pescava em um local escondido e que só pegava cinco ou seis peixes a cada dia. Ficou curioso: por que ele não passava mais tempo no mar para pegar mais peixes, perguntou para o pescador.

- Mas senhor – respondeu o pescador -, eu durmo tarde e por isso acordo às nove ou dez da manhã. Em geral, brinco um pouco com meus filhos e depois vou pescar durante uma ou duas horas. À Tarde, durmo um pouco e, quando anoitece, janto com minha família. À noite, vou até o vilarejo encontrar os amigos para beber vinho, tocar violão e cantar. Como pode ver, tenho uma vida plena, relaxante, satisfatória e feliz.

 

- Mas você poderia pegar muito mais peixes e, assim, construir um futuro próspero – o empresário respondeu. – Sei tudo a respeito de negócios e marketing. Posso ajudá-lo a ser mais bem-sucedido. – E continuou: – A melhor forma de se preparar para o futuro é acordar bem cedo pela manhã e passar todo o dia pescando ou retornar para pescar mais à noite. Em pouco tempo, com o dinheiro extra, você poderá comprar um barco maior. Dentro de dois anos, é possível que tenha seis barcos para alugar para outros pescadores. Após mais cinco anos, terá condições de construir uma fábrica de processamento de pescado e até ter uma marca própria desses produtos.

- Depois, dentro de mais seis ou sete anos – prosseguiu o empresário, sob o olhar perplexo do pescador -, você poderá se mudar para uma grande cidade e deixar outra pessoa tomando conta de sua fábrica, enquanto cuida do marketing de seus produtos. Se trabalhar duro durante 20 anos, poderá se tornar um multimilionário e, então, nunca mais terá que trabalhar pelo resto da vida.

- E o que eu faria, senhor? – perguntou o pescador.

Sem hesitar, o rico empreendedor respondeu, entusiasmado:

- Ora, poderia se mudar para uma cidade pequena em algum país tranquilo, onde poderia dormir até tarde, brincar com as crianças, divertir-se com longos jantares à noite e tocar violão, cantar e beber vinho com seus amigos todas as noites.

Então, o pescador olhou para o empresário e falou:

- Mas doutor, isso tudo eu já tenho!

Fonte: Livro O sucesso é mais simples do que você pensa

A moral desta estória, segundo o livro, é que o sucesso custa caro demais em termos de saúde física e mental, vida familiar, social e pessoal. Mas cada um sabe o que é melhor para si mesmo, e a visão de sucesso é diferente de uma pessoa para outra. Talvez você tenha o sonho de comprar um carro importado enquanto outra pessoa, não tão ambiciosa, queira apenas um carro popular. E isso para ela basta. Cada um sabe o que é bom para si, e há pessoas que querem uma vida tranquila e sem estresse (se é que ela existe), já outras são mais ambiciosas. Então você tem que se perguntar:  Que tipo de pessoa você é?

Cinco passos para a motivação

 

Fonte: RH.com.br – Fernando Viel

O que cria uma pessoa vencedora, uma pessoa de sucesso, uma que procrastina, alguém bem-sucedido, um indivíduo considerado preguiçoso? O que faz uma pessoa que teve uma infância humilde acabar prosperando? Procurai as causas e acharás. Tudo o que fazemos é por um motivo. Somos motivados pelo prazer ou estimulados pela dor. E se aprendemos a dominar essas duas formas que nos motivam, então, estaremos no controle de nossas próprias vidas.

Participando de um treinamento na Califórnia, nos Estados Unidos, compreendi totalmente o que estou escrevendo agora sobre motivação, seja para fazer qualquer coisa como, por exemplo, vender, falar com uma mulher, ganhar dinheiro, praticar um esporte, emagrecer, deixar de fumar, para mudar de cidade, de emprego, de curso universitário e a lista continuaria.

O que nos dá razão para agir? Prazer ou dor que vinculamos em nosso sistema nervoso. Preste muita atenção nesta frase que será de extrema importância para começarmos o assunto: Tudo o que fazemos não se deve ao que sabemos e sim ao que associamos dor ou prazer.

Por que você não faz algumas das coisas que sabe que deveria fazer? Por que você acredita que fazer algo naquele momento será mais doloroso do que ficar sem fazer nada. Porque intelectualmente você sabe que deve fazer e o que te impede é a associação de algo ruim ou pior ao fazer. Por exemplo, você quer ganhar cinco vezes mais do que ganha hoje e, para isso, tem que sair para vender algo, mas não sai para vender porque pode ser rejeitado por alguém, porque podem humilhá-lo ou fica andando sob o sol e para um lugar longe é cansativo. Já conheceu alguém assim?

Os cinco passos para a verdadeira motivação

1 - Cite três ações que você precisa para fazer o que vem protelando. Pode ser: vender mais; perder cinco quilos; falar para o seu pai que você o ama; pedir um aumento salarial.
2 - Sob cada uma dessas ações anote a resposta para a seguinte pergunta: Que dor vinculei a essa ação?
3 - Escreva todo o prazer que experimentou por se entregar a esse comportamento negativo. Por exemplo: Se quer vender mais, por que ficou parado e não saiu para vender? Porque pode ter associado esse fato ao prazer momentâneo do conforto, do descanso, da certeza que ninguém iria rejeitar, ou seja, falar um não para seu produto.
4 - Escreva o quanto lhe custará se continuar assim? O que ocorrerá se não ganhar mais dinheiro do que você já recebe? O que custará se não perder cinco quilos? O que ocorrerá se não parar de deixar as coisas para depois? O que vai lhe custar, se não aprender mais da sua área de trabalho? Quais prejuízos seus filhos terão, caso você aumente suas vendas? Qual prejuízo terá se não conhecer mais o mercado, não se atualizar, não se especializar, se não poupar dinheiro, se não agradecer o que já tem, se não for caridoso, se não conseguir ser generoso, se não pensar alto, se não melhorar o seu atendimento e o da empresa?
5 - Escreva todos os prazeres, ao tomar cada uma dessas ações. Faça uma lista bastante grande, que mova você e que o ajude a alavancar rapidamente.

Se você não fizer esse exercício, infelizmente perdeu seu tempo. Mas como eu tenho a convicção que você quer mudar seus resultados, por isso está lendo esse artigo. Se no início não sabia como fazer, agora tem em mãos o como. Então, faça como a minoria, seleta, rara e nobre que aplica o que sabe, faça parte agora desse grupo inteligente e desfrute de novas ações e resultados.

“Quer ter motivos para agir? Tenha uma associação visceral bastante prazerosa.”
Alguém já fez o que você quer fazer? Creio que sim.
Você já fez bastante coisa nesta vida? Tenho certeza que sim.
E se você começar a fazer hoje o que tanto quer?
E se você começar hoje? Como estará daqui a dois anos?
Como se sentirá? Como será visto? Como será sua vida?

Presidentes, diretores, gerentes, supervisores normalmente querem motivar pela autoridade, dinheiro, prêmios ou bônus. Isso funciona pelo medo ou por algo superficial até um tempo, porém o que irá motivar um profissional por longa data é o seu crescimento profissional, emocional e intelectual. Todos nós temos uma necessidade: a da evolução. Por isso que empresas inteligentes investem em bons cursos, treinamentos, palestras e sessões de coaching.

Em minha palestra “As Leis da Riqueza”, conto uma metáfora para os participantes que ilustrarei para você agora.

Descubra o quanto você é importante

Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo. Diga o nome dos cinco últimos ganhadores do prêmio Nobel, aquele, dado para personalidades que se destacaram na ciência, na economia, nos assuntos da paz. Agora, diga o nome das cinco últimas misses universo. Lembrou? Dê agora o nome dos dez ganhadores de medalha de ouro nas Olimpíadas. E para terminar, os últimos doze ganhadores do Oscar. Como foi? Lembrou de algum? Difícil, não? E olha que são pessoas famosas, não são anônimas! Mas o aplauso morre, os prêmios envelhecem, os grandes acontecimentos são esquecidos.

Agora tente este outro teste. Escreva o nome dos professores que você mais gostava. Lembre de três amigos que ajudaram você em momentos difíceis. Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa. Pense nas pessoas que fizeram você se sentir amado e especial. Pense em cinco pessoas com quem você gosta de estar. Mais fácil esse teste, não? Sabe qual é a moral da história: “As pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que têm mais credenciais, dinheiro ou prêmios. São as que se importam com você! “Um carinhoso abraço para você, que pode ser anônimo para o mundo, mas é especial para os amigos”.

Conto essa metáfora na palestra para despertar, porque geralmente as pessoas esquecem que são importantes. Pode ter certeza você é muito importante.
Agora deixo lhe uma oração, porque creio que temos que ter um ritual pela manhã para nos inspirarmos.

Oração Inspiradora - Sei que sou a fonte da motivação. Sei que sou o dono das minhas ações e sou filho de Deus. Por isso vivo feliz todos os dias, mesmo que: esqueçam de me valorizar, que eu falhe, que leve tempo para conquistar algo, a minha é inabalável porque venho me desenvolvendo a cada ano e isso me dá a certeza de melhoria e melhoria é meu foco único e o Criador tem visto a minha dedicação agora e sempre.

Estratégia de sucesso para seu negócio

 

Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.

Um homem estava dirigindo horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave.

Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “- Bem-vindo ao Venetia!”

Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.

No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado.

Era demais!

Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto.

Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.

Qual não foi a sua surpresa!

Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira.

A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.

Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar.

Saiu da cama para investigar.

Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: ‘Sua marca predileta de café. Bom apetite!’

Era mesmo!

Como eles podiam saber desse detalhe?

De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.

Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.

Ao abrir, havia um jornal.

‘Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?’

Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.

O cliente deixou o hotel encantando.

Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.

Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?

Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado.
Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.
O valor das pequenas coisas conta, e muito.
A valorização do relacionamento com o cliente.
Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!

Lembre-se que…
Esta mensagem vale para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, subordinados, colegas de estudos, casamento etc.) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.
Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.
Pequenos, pequenos ‘DETALHES, GESTOS’ que fazem ‘TODA’ diferença!
Encerro meus pensamentos com os dizeres da notável Madre Tereza de Calcutá:

‘Não deixei jamais que alguém que achegou-se de ti, vá embora, sem sentir-se melhor ou mais feliz’.

Um pequeno detalhe faz a diferença!

Estratégia certa de sucesso para seu negócio

 

Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.

Um homem estava dirigindo horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave.

Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: ‘- Bem-vindo ao Venetia!’

Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.

No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado.

Era demais!

Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto.

Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.

Qual não foi a sua surpresa!

Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira.

A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.

Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar.

Saiu da cama para investigar.

Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: ‘Sua marca predileta de café. Bom apetite!’

Era mesmo!

Como eles podiam saber desse detalhe?

De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.

Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.

Ao abrir, havia um jornal.

‘Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?’

Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.

O cliente deixou o hotel encantando.

Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.

Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?

Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado.
Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.
O valor das pequenas coisas conta, e muito.
A valorização do relacionamento com o cliente.
Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!

Lembre-se que…
Esta mensagem vale para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, subordinados, colegas de estudos, casamento etc.) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.
Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.
Pequenos, pequenos ‘DETALHES, GESTOS’ que fazem ‘TODA’ diferença!
Encerro meus pensamentos com os dizeres da notável Madre Tereza de Calcutá:

‘Não deixei jamais que alguém que achegou-se de ti, vá embora, sem sentir-se melhor ou mais feliz’.

Um pequeno detalhe faz a diferença!

A ilusão do pensamento positivo!

 

Fonte: RH.com.br – Jeremias Oberherr

Não se assuste! Não estou querendo dizer para você deixe de acreditar no poder do pensamento positivo. Apenas quero mostrar que ele pode ser uma ilusão, se você não usar um poder maior ainda, ou seja, o poder da atitude positiva.

Já li alguns livros que falam e defendem muito bem o pensamento positivo. Conheço varias pessoas que seguem essa filosofia e colhem até algum resultado em seu estado de espírito. Mas, desconheço alguém que alcançou algum resultado material na vida sem a atitude positiva. Não conheço na face da terra um ser humano que estando ele sentado em um sofá, viu sua conta bancária engordar, sem antes ter tido alguma atitude positiva.

Costumo dizer que “Qualquer coisa que valha a pena possuir merece que se trabalhe por ela”. Quando menino, bastava ouvir isso uma vez e era o mesmo que escutar mil vezes. Quanta verdade há nisso. As coisas que realmente importam, as que nos trazem satisfação em longo e médio prazo, bem como as que compensam, geralmente, requerem suor. As universidades não fazem distribuição gratuita de diplomas. A independência financeira não se ganha sentado numa confortável poltrona. Os bons casamentos não resultam de “boa sorte“. O sucesso nunca é uma conquista obtida da noite para o dia, requer muito trabalho, perseverança e dedicação. Já diziam: “O homem sabe 90% das coisas que deve fazer, mas incrivelmente não o faz“.

Não vivemos apenas com um estado de espírito agradável, vida emocional bem decidida ou de bom humor. O ser humano, tanto eu como você ou qualquer outro na terra precisa de resultados materiais para sobrevier. A Bíblia mesmo diz em seu primeiro livro, o Gênesis: “… do teu suor comerás o teu pão”.

Amigos, mais uma vez repito: não estou desmerecendo o pensamento positivo. Ao contrario, digo que tudo começa em um pensamento.

O que quero dizer com essas palavras é que não adianta somente ficarmos parados pensando. Precisamos atuar e agir hoje. Só há uma maneira de se alcançar o sucesso: colocando ideias em prática. Será que já não passou da hora de você e eu começarmos a agir positivamente? Devemos parar de esperar as coisas acontecerem e começarmos fazer tudo acontecer. Penso que está na hora de parar de “comer poeira” e começar a “fazer poeira”. Sempre menciono que tendo uma única atitude teremos o mesmo resultado. Se quiser ter o que ainda não tenho, preciso fazer o que ainda não fiz. Somente assim vou ter chances de poder chegar aonde quero, de conquistar meus objetivos e realizar meus sonhos.

E por falar em sonhos, tenho uma notícia muito importante sobre sonhos. Você não foi criado para o fracasso. Deus nãos o criou para a infelicidade e a miséria. Se você acredita em Deus, assim como eu, creia que você está aqui para ser a pessoa mais feliz e realizada da face de terra. Devaneios não foram feitos somente para ficarem em nossos sonhos.

Os sonhos foram feitos para serem realizados. Se você os vê em suas mentes, desejam em seus corações é por que vocês possuem capacidade de tê-los em suas mãos. Mas todo sonho tem seu preço. Todo sonho cobra seu preço e alguns cobram caro. A questão é: “Até onde você esta disposto a ir, para tornar seus sonhos em realidade? Que preço você está disposto a pagar por seus sonhos? Do que você está disposto a abrir mão para realizar seus sonhos?

“A pessoa de sucesso faz as coisas que a pessoa fracassada não gosta de fazer!”, Stefhen Covey.

Pense um pouco nisso. Quero desafiar a você a cada dia agir positivamente, transformando seus pensamentos positivos em atitudes positivas, mas se lembre: atitudes baseadas e firmadas em princípios. Sei que os resultados que você terá serão fantásticos. Peço que compartilhe comigo.

Desejo a você, tudo de bom e muito mais!

Não basta saber, é preciso fazer

 

Tem muita gente que acha que o saber por si só garante o sucesso. Há muita gente disposta a se sacrificar financeiramente para adquirir conhecimento facilitado.

Mas será que quem busca o saber deseja mesmo conhecimento? Pode parecer estranho, mas pense, por exemplo, na pessoa que paga caro para cursar uma universidade e não comparece a todas as aulas. Pense naquele que se matricula em um curso caro em relação as suas posses e não comparece a todas as sessões, chega atrasado e não faz todos os exercícios propostos.

Pense também naquele que faz vários cursos e não coloca um único em prática. O que essas pessoas buscam afinal de contas? É bem provável que boa parte das pessoas que agem assim, estejam mais interessadas nos títulos que receberão (formação), do que nas informações que levarão para a vida.

É preciso ainda considerar que o fato da pessoa tentar parecer interessada, não quer dizer que ela está realmente interessada. Pense, por exemplo, naquelas pessoas que comparecem a todas as sessões do curso, participam dos exercícios propostos e anotam quase tudo que ouve. Quantas delas você acha que ao final do evento consultará as suas anotações? Pode ter certeza que são poucas que se interessam de verdade. A maioria provavelmente deposita o material no fundo de uma gaveta ou na prateleira da estante.

A minha experiência de conferencista, coach ou facilitador em treinamento, revela que muitas pessoas confundem ouvir falar, com conhecimento. É mais ou menos assim: você está assistindo uma palestra, o conferencista aborda um assunto e alguém ao seu lado diz: "mas isso eu já sabia". Muitas vezes a pessoa já ouviu falar, ou leu em algum livro, artigo, jornal e acha que domina o assunto.

É fundamental saber que o verdadeiro saber, é mais do que ter ouvido falar. É ter meios e capacidade para transformar a informação em algo mais valioso do que ela própria. Além disso, é preciso ter a consciência de que para vencer na vida, não basta saber, é preciso fazer. É como disse Martyn Lloyd Jones: "Os homens que tentam fazer algo e falham, são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem".

Além disso, tem muita gente que sabe muito e faz pouco. Gente que acha que basta estudar e sentar na frente da televisão que o sucesso chegará pelo controle remoto. Gente que prefere ignorar os ensinamentos de Walt Disney ao revelar que "A melhor maneira de fazer alguma coisa é parar de falar e começar a agir". Gente assim ainda não descobriu que o sucesso advém da capacidade de transformar o conhecimento em algo que as outras pessoas apreciam.

Então, podemos dizer que o sucesso está mais próximo dos que associam o saber com o fazer, transformando-os no saber fazer algo com maestria. Aquele que de tanto fazer, desenvolveu uma habilidade que causa admiração. Há muitos bons exemplos de pessoas de sucesso que encantaram e encantam o mundo com enormes capacidades de saber fazer.

No entanto, vou concluir este artigo prestando uma homenagem a um ilustre brasileiro, mestre na arte do humor, que faleceu recentemente. Estou falando do iluminado Chico Anísio, que tantas alegrias nos proporcionou. Usou como poucos a arte do saber e do fazer, para saber fazer humor da melhor qualidade.

Gustavo Boog: desencontro entre discursos e práticas organizacionais

 

O que uma pesquisa de clima organizacional pode revelar que modifique o futuro de uma empresa? Essa é uma das indagações que milhares de gestores de pessoas se fazem constantemente, pois identificar a realidade da organização permite que sejam traçadas novas estratégicas que impactem diretamente no negócio e no dia a dia dos profissionais.

Em sua 6ª edição seguida, o ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento promovido pelo site RH.com.br e que acontece no período de 10 a 25 de maio próximo, convidou Gustavo Boog e Marcelo Boog para fazerem uma abordagem mais ampla sobre o assunto. Com a palestra "Revelações obtidas das Pesquisas de Clima Organizacional em empresas brasileiras", os consultores mostrarão aos congressistas, muitas vezes, os discursos que são amplamente divulgados pelas organizações podem se mostrar adequados e até politicamente corretos. Contudo, nem sempre estão alinhados às práticas do dia a dia.

"Os discursos nem sempre estão alinhados com as práticas. Algumas organizações dizem que as pessoas, os recursos humanos são o patrimônio mais importante. Mas, basta aparecerem as primeiras nuvens cinzentas no horizonte, no mundo dos negócios, ameaçando os resultados, que a primeira ação é corte de pessoas", alerta Gustavo Boog, ao destacar que através do trabalho que realiza com sua equipe, ele verificou e constatou que as melhores organizações são aquelas que alinham os discursos positivos com práticas positivas, dando foco na dimensão humana.

Em um segundo segmento da palestra, Gustavo Boog cede espaço para Marcelo Boog, que mostrará os resultados que eles encontraram a partir de pesquisas organizacionais realizadas em empresas brasileiras. Nessa fase da palestra, o congressista verá que dados estatísticos sobre a chamada Referência Boog, uma pesquisa realizada junto aos últimos 50 trabalhos de pesquisa de clima organizacional realizados pelo Sistema Boog de Consultoria. Nesse universo estudado, encontram-se tanto pesquisas públicas quanto privadas, de vários segmentos e portes.

Segundo Marcelo Boog, os principais pontos fortes revelados pela Pesquisa Boog revelam que existe um sentimento de orgulho muito presente, as pessoas sentem as organizações como sendo um bom lugar para se trabalhar, como também se percebem como inclusas na organização. Outros fatores positivos, apresentados pelo estudo é o fato do universo pesquisado revela que os profissionais sentem-se satisfeitos nos aspectos da comunicação, dos relacionamentos entre os colegas, além de existir uma declaração de desejarem permanecer na empresa que atuam.

"Por outro lado, temos também aqueles considerados como sendo os mais críticos formação de feudos, fofocas, sentimentos de injustiça, remuneração baixa, conservadorismo nos processos de inovação, medo de retaliações e indicadores relacionados à carreira", sintetiza. Para conhecer os detalhes dessa importante pesquisa, participe do 6º ConviRH e assista à palestra de Gustavo Boog e de Marcelo Boog, pois certamente o estudo que eles desenvolveram será relevante para sua organização, seja ela pequena, média, grande, pública ou privada.

O melhor presente

Se você tivesse a oportunidade de refazer sua vida com um pedido, o que pediria? Mudaria de cidade novamente, deixaria para trás a família, os amigos, a aparência, o mundo onde você era bem mais reconhecido? Faria um novo curso, encontraria uma nova profissão, casaria de novo?

Em alguns aspectos, você adoraria fazer tudo outra vez, mas não pode. Por vezes, a impressão é a de que já fomos mais felizes no passado. Para alguns, os anos 70 eram melhores; para outros, os anos 80 são inesquecíveis. Viver no passado dá menos trabalho, por isso a nostalgia faz tanto sucesso.

Por outro lado, ainda que você não quisesse retornar ao passado, pense nas escolhas que você fez há algum tempo. Elas estão de acordo com o que você sonhou na infância ou na adolescência, na escola ou na faculdade? O que você faz tem tudo a ver com o que você pensa e gosta?

A parte mais difícil da vida é ter que viver de esperança sem fazer nada para mudar o estado futuro. A maioria das pessoas alimenta a esperança de que o tempo mude, a vida mude, governo mude, o clima mude, a esposa mude, o vizinho se mude, mas não tem coragem de mudar a si mesmo.

Durante o ano todo eu tenho insistido sobre a ideia convencional de que você deve encontrar um emprego que corresponda à sua paixão, mas confesso que não é tão simples assim. Na prática, transferir a paixão para o trabalho seria muito mais fácil do que a hipótese anterior, mas também dá trabalho, então, alimentar a esperança é o que elas sabem fazer de melhor.

O que a maioria das pessoas faz nos dias de hoje é se submeter à rotina, ao estresse do vai e vem no trânsito, ao repetitivo tilintar do cartão-ponto, aos caprichos de um chefe egocêntrico e obcecado por metas inatingíveis. O bom de tudo isso é que, com inteligência e um pouco de esforço, você pode ser diferente.

O trabalho de inventar, propor novas ideias e superar os próprios limites, para muitos, é difícil de suportar. O que torna uma pessoa indispensável não é o básico, mas o que vai além dele. Por isso algumas pessoas são valiosas e outras nem tanto.

O que torna alguém valioso não é o atalho, mas a capacidade de seguir em frente enquanto outros estão matando o tempo na mesa do barzinho em frente à faculdade. Quando você decide que seu trabalho - a vocação - é mais importante, você consegue superar a resistência e executá-lo da melhor maneira possível.

Na vida, dignidade é muito mais importante do que dinheiro, bens materiais e posição social, entretanto, quando temos tudo isso, o que desejamos de fato é dignidade. Entre a dignidade e riqueza, o que você escolheria? Creio que posso adivinhar a resposta.
Não estou dizendo que você deve abandonar os seus sonhos nem precisa ficar culpando-se ao olhar para trás e notar que nada aconteceu como gostaria. Não seja duro consigo mesmo. Tudo pode ser mudado a qualquer tempo, mas o fato é que se você não souber disseminar suas ideias, elas não irão a lugar algum.

Você já percebeu que todo mundo quer a sua fidelidade? As empresas, os chefes, o governo, os políticos, as religiões e até mesmo as grandes marcas querem fidelidade, obediência, devoção e patriotismo. Você não merece o mesmo?

O mundo de hoje não compra simples mercadorias embaladas em papel presente. As pessoas compram relacionamentos, histórias, sentimentos, magia e sedução. Você mesmo faz negócios com quem pode confiar e trabalhar e não com alguém que deve ser mantido à distância.

Todos os dias a vida lhe dá uma nova oportunidade para você escolher. A escolha muda a perspectiva, portanto, se quiser presentear alguém com um presente valioso no próximo ano, aqui estão as duas entidades mais importantes para recebê-los:
1. Você e a sua arte: portanto, não deixe que as circunstâncias, os vícios e os maus hábitos definam suas escolhas; trabalhe para atingir o nível da maestria e utilize sua força de vontade para escolher.
2. O público, a quem você deve presentear com a sua arte, o seu amor, a sua dignidade, o seu respeito e a sua dedicação; ao optar pela sua arte com todas as suas forças, os seguidores surgirão naturalmente.

Assim sendo, pare de se preocupar com a insegurança e a dúvida. Seja um otimista responsável, faça o melhor que puder e se livre das distrações. Deixe as distrações para os inimigos, afinal, quanto mais distraídos estiverem, mais você se distancia deles.

A única coisa que o impede de ser um artista naquilo que faz é a sua resistência. No mundo não há lugar para medianos, portanto, dê a ele o melhor presente que a sua consciência, o seu coração e o seu futuro mais desejam: trabalhe com arte, viva com arte, abrace uma causa com arte e o mundo se renderá aos seus pés.

Na dúvida, vale um ensinamento budista: "Se você quer saber sobre seu passado, olhe para sua condição no presente; se você quiser saber o que vai acontecer no futuro, olhe para suas ações no presente".

Pense nisso e seja feliz!

Consequência do confronto pessoal

Meu maior confronto é sempre comigo. A minha mente é capaz de travar longos diálogos internos, deixando-me completamente conturbada. Considero estes pensamentos como rivais do meu sucesso. Impedem-me frequentemente de alçar novos voos. Injustificável, afinal em inúmeras escolhas já feitas por mim obtive êxito e projeção indiscutíveis. Porém, isto não garante novos sucessos.

Alguns inimigos como nervosismo, falta de confiança e medo do fracasso são extremamente poderosos e confrontam com muitos dos meus sonhos e objetivos de vida. A luta interna é minha, meu maior inimigo passa a ser eu mesmo. Muitas pessoas ao sentirem a pressão de um limite interno, disfarçam acusando outros e até responsabilizando pais, colegas de trabalho, chefias, governo, infância pobre etc.

Eu sei disso, porque assim também o fazia. Ninguém na escola havia me ensinado o quanto nossos inimigos são responsáveis pelo que construímos e também pelo nem começamos. Acreditava que o resultado que obtinha era porque alguém teria o poder sobre mim e que, portanto, deveria conformar-me com a posição até ali alcançada.

Assim como eu, muitos moram, dormem, jantam, trabalham, estudam acompanhados de um inimigo gigante. E por total desinformação estranhas formas de defesa são criadas para evitar a presença pesada da sombra do inimigo. Por exemplo, muitas compras, muitas festas, muitas horas num quarto escuro, muitos quilos a mais, gritos, brigas, batalhas com direito a acusações, instalação de um ambiente de terror onde todos são responsáveis pela calamidade instaurada, menos a própria pessoa.

Sendo assim, tenhamos coragem para ter coragem.

Tenhamos teimosia para acabar com um ciclo vicioso.

Tenhamos orgulho ferido e levantemos contra nossos pensamentos.

Tenhamos falta de bom senso para dizer chega a nós mesmos.

Tenhamos humildade para admitir que eu alimento o meu maior inimigo e não os outros.

Tenhamos um segundo de total descontrole para impedir que o controle até então exercido, perca a força.

Tenhamos uma incrível vontade de desconstruir crenças e construir crenças elevadas capazes de nos levar até onde nossa essência sempre sonhou.

Afinal, no fundo sabemos o que queremos da vida apesar das nossas crenças nos amarrarem em nossa descrença sobre nosso potencial.

Abramos as comportas e azar.

Abramos os braços e deixe chegar.

Abramos nossos olhos para ver o que não víamos.

Abramos os pulmões e respiremos o oxigênio do merecimento.

Abramos os nossos filtros para captarmos somente aquilo que nos fará crescer.

Abramos o coração para que ele nos conduza.

Abramos nossa mente para que dela caiam todos os pensamentos recorrentes de incapacidade, de culpa etc.

Enfim, abram as comportas, abram alas, abram novas portas, abram janelas para o horizonte, abram tudo para que a vida sem julgamentos possa entrar e fazer morada.

Lembrem-se sempre:

"Se alguém lhe fechar a porta, é você que a está fechando, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Aprenda com a sabedoria da água: ela nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna".

Uma busca pela superação

Emoção em cada palavra. Nada mexe mais com alguém que está habituado a ler e a redigir textos diariamente, principalmente sobre assuntos relacionados ao comportamento humano, aos sentimentos e às aspirações de pessoas que buscam constantemente a melhoria do próximo como é o caso dos inúmeros profissionais da área de Recursos Humanos, e que tenho o privilégio de conhecer e trocar experiências. Não poderia apresentar essa entrevista de outra forma, senão através da emoção que senti ao conversar recentemente com o professor José Luiz Tejon Megido. Em 2007, tive a satisfação de entrevistá-lo sobre o tema liderança, mas dessa vez meu trabalho tomou um rumo surpreendente porque simplesmente fui contaminada pelo voo da superação, até então não registrado em mais de 20 anos de profissão. Poderia passar horas escrevendo essa apresentação, mas prefiro que vocês - leitores do RH.com.br, que tenho profundo respeito - conheçam um pouco mais sobre Tejon, um profissional que traz consigo o "dom de superar a própria superação". Em maio próximo, ele lançará mais um livro "O voo dos invencíveis - Um passo além da superação", foco dessa entrevista. Coincidentemente, no mesmo mês em que o RH.com.br promoverá o 6º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), no período de 10 a 25 de maio, evento que também tem o prazer de contar com a participação de José Luis Tejon Megido, que na oportunidade ministrará a palestra em vídeo - Os 7 desafios dos líderes superantes e não "ficantes". Boa leitura!


RH.com.br -
Em maio próximo, o senhor lançará mais um livro "O voo dos invencíveis - Um passo além da superação". Já tivemos a oportunidade de conversarmos sobre outras obras de sua autoria, mas parece que essa o deixa mais entusiasmado. Estou certa?
José Luiz Tejon Megido - Sim, espetacularmente mais entusiasmado, pois não falo mais das superações as quais precisamos necessariamente enfrentar e superar, o acidente, a carreira, uma separação ou mesmo conseguir riqueza, saúde ou sucesso. Falo agora, sobre um passo além da superação, o que significa... Muito bem, agora você já venceu. O que vai fazer doravante? O que você vai fazer depois da fama, da riqueza, do sucesso? Superar de verdade, para mim, nesse livro e nessa jornada é a busca do compromisso com a alma. Desperto nos leitores a necessidade de não se perderem disso, em função do imenso reino das distrações, que é a vida na terra.


RH -
O que esse trabalho traz de especial na trajetória do escritor José Luis Tejon Megido?
José Luiz Tejon Megido - Esse trabalho é um marco de mudança. Nos outros, como "O vôo do cisne", "O beijo na realidade" ou "A grande virada", esgotava ao máximo as leis para ajudar as pessoas a darem a volta por cima ou a não se sentirem como patinhos feios, a pegarem as realidades e as transformarem a partir de um beijo bem sonhado e realizado. Agora, em um passo além da superação - O voo dos invencívei -, busco a transcendência. Fui a Tel Megiddo, o Armageddon, em Israel, mergulhei nas profundezas daquela cidade destruída e reconstruída 25 vezes, ao longo de 10 mil anos. Ali eu senti a presença do sempre, do eterno e conversei com as pedras.


RH -
Parece que esse "voo" é algo que o senhor sempre buscou. Conseguiu encontrá-lo?
José Luiz Tejon Megido - Esse é o primeiro voo verdadeiro da alma, espero que ele apenas abra o caminho para revelações muito mais profundas.


RH -
Ao todo, são dez capítulos que contam a história de um homem em procura de uma superação interior. Por que focar seu trabalho nessa constante busca para transpor barreiras?
José Luiz Tejon Megido - Porque, conseguir bens, uma profissão boa, ser respeitado, obter fama, sucesso, isso é simplesmente meio, jamais um fim. Sei que é muito importante, pois representa o nosso talento no encontro com as forças materiais, as transformações, a criatividade. Mas se nos deixarmos dominar por tudo isso, como o sentido e o significado, a razão de ser da vida, estaríamos derramando, jogando fora a benção superior de uma existência. A nova barreira dessa busca, pelo Armageddon real, me levou ao Armageddon Espiritual, nisso o sentido e a razão do ser, tem um novo vir a ser. Representa o encontro dos segredos da alma, ou a criação virtuosa do desvendar desse segredo.


RH -
E depois que se supera um obstáculo, obtém-se uma conquista, o ser humano "congela"?
José Luiz Tejon Megido - Para não congelar, é preciso se autodesafiar. Tornar-se desnecessário nos terrenos já conquistados é o manto da revelação. Ao nos espremermos profundamente, vamos verificar que para podermos voar precisamos estar leves, vem o desapego e o legítimo poder do amor.


RH -
Superar obstáculos ou alcançar objetivos é fundamental para que o indivíduo mantenha-se motivado?
José Luiz Tejon Megido - A vida é uma escola interminável. Creio na missão do aprender e na sabedoria da vontade do aprender a aprender. E creio que a leveza da alma o que nos permite voar é a descoberta desses segredos, que não são de verdade segredos, como na lenda do pássaro azul, eles sempre estiveram dentro da nossa casa, mas o engraçado é que para descobrir isso, precisamos empreender a jornada dos nossos herois íntimos. Na volta para casa obtemos esse elixir. Vida é movimento, nada inanimado se motiva, a não ser que possamos produzir um ânimo e uma motivação. A pedra que encontrei no Armageddon parece transmitir muita vida, apesar do seu silencioso olhar.


RH -
Em seu livro, o senhor faz um alerta para as chamadas "distrações" que podem desviar as pessoas de suas próprias superações. Onde elas estariam?
José Luiz Tejon Megido - As distrações são gigantescas: numa empresa uma pessoa confunde o seu papel profissional com algum traço da sua personalidade pessoal, o que a impede de progredir; um genial capitalista reúne fortunas, e ao longo desse processo se esquece da busca do verdadeiro motivo da sua obra, e termina por enredar-se em brigas, e desgraças familiares, muitas vezes destruindo filhos e pessoas amadas. Eu mesmo tive no acidente da queimadura do meu rosto aos quatro anos de idade, uma possibilidade enorme de distração. Se tivesse andado distraído pensando e vivendo em função disso, jamais teria realizado e iniciado uma busca mais evoluída dos sentidos do viver. As distrações são enormes e estão por todo lado, a beleza sem uma visão crítica dela, distrai a mulher, a moda distrai, as arrogâncias do ego distraem, e assim por diante. A coisa quer dizer "chegar lá não é nada", tudo vai depender do que iremos fazer depois que tivermos chegado lá. O desafio é estupidamente maior e muito mais sofisticado.


RH - Trazendo sua obra para a realidade organizacional, que contribuições seu trabalho dá a quem, por exemplo, foca-se em conquistar o sucesso profissional?
José Luiz Tejon Megido - Sucesso é o que aprendemos enquanto buscamos o sucesso. Sucesso faz bem, pois é difícil dizer que alguém poderia ser feliz sem ter sucesso. A frustração pelo não êxito é dura, magoa. E muitos desistem por não terem dentro de si a vital e fundamental força da persistência. No meu livro digo que alguém de sucesso é alguém que nunca desiste. Mas quando obtemos o sucesso, ele já passou. Ai precisamos nos desapegar desse vínculo, e nos desafiarmos novamente. Ao fazermos isso, vamos nos motivando e criando novos sentidos para nossa vida e gerando obras. Chegará um momento em que iremos olhar cada vez mais para o alto. As cargas conquistadas sentiremos serem boas e bonitas, mas que devemos largar o seu peso. Que sejam úteis para outros. Então, iniciamos uma obra superior. Numa empresa é como um empreendedor que ficou muito rico - iniciar a sua fundação, constituir investimentos pesados em pesquisa e ciência. Ou como o querido amigo maestro João Carlos Martins, que me deu a honra de ler e prefaciar o livro, que após sua genial superação e ter dado todas as voltas por cima, hoje investe tempo e recursos na formação de jovens de comunidades, levando-os para apresentações no Exterior. O João hoje é um exemplo de um real passo além da superação.


RH - "O voo dos invencíveis - Um passo além da superação" também está direcionado para os líderes que precisam vencer desafios, dia a dia?
José Luiz Tejon Megido - A arte maior do líder é saber tornar-se desnecessário. Não como guardião de valores. Mas desnecessário fisicamente. O líder é um criador de líderes. A legítima liderança e a mais poderosa de todas é a Liderança Invisível. Aquela constituída por valores, visão, missão. Se trabalharmos cada palmo à frente do nariz, com uma obra visionária e evolutiva em mente, receberemos brutais ajudas das leis do acaso, pois os nossos valores no encontro das águas do acaso criam os destinos. E o tempo nos será generoso. As vitórias de curto prazo são possíveis para qualquer líder esperto e oportunista. As vitórias longevas somente são acessíveis aos líderes sustentáveis: aqueles que criam, mas não destroem para criar. E, isso, representa um verdadeiro passo além da superação. Registro no livro o Mindlin, que era membro do conselho do Grupo Estado, onde trabalhei, um homem com esse verdadeiro "estofo" de qualidade superior.

Afaste o medo de seus projetos e vencerá

O medo de vencer tem sido um grande obstáculo na vida de muita gente. Há pessoas que desistem dos seus sonhos por medo de não serem capazes de superar os desafios que imaginam que terão pela frente.

Muitos desistem da pessoa amada, porque temem não corresponderem ao amor recebido. Declinam do emprego pelo qual sonharam por vários anos, por achar que não conseguirão realizar as atividades ou, ainda, que decepcionarão quem lhes confiaram as tarefas. Gente que age assim acaba acostumando-se com esse comportamento e, com o tempo, o que parece apenas falta de atitude vira hábito de vida e o resultado é quase sempre um monte de talento depositado na lata de lixo.

Mas, se é assim, o que fazer para mudar a tempo de ser feliz? Há várias maneiras e você deve encontrar aquela que melhor funcione pra você. Comece, por exemplo, perguntando-se: o que faz muita diferença em minha vida e o que sou capaz de realizar? Pode parecer uma pergunta fácil, mas respondê-la com responsabilidade poderá lhe ajudar a mudar de atitude.

Há muita gente que pensa que a sua vida não tem mais jeito, pois já tentou várias coisas e nada deu certo ou que tem uma vida encaminhada em determinada direção e mudar poderá não ser mais possível. Tudo depende de como você encara os fatos. Lembre-se de que primeiro você cria o seu destino em sua mente, depois ela se encarrega de construí-lo para você. É como disse Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Outra dica importante é não escolher um desafio muito grande logo na primeira tentativa. Experimente algo mais simples que não vá exigir o máximo de você, mas que seja muito importante para sua vida. É fundamental que você tenha sucesso na primeira experiência, pois isso lhe dará motivação e confiança para seguir em frente. Funciona como se você subisse uma escada: o ideal é subir um degrau de cada vez.

Outro desafio que naturalmente você poderá encontrar pelo caminho é uma voz atrás de sua orelha, dizendo-lhe um incomodo "se" para tudo que for tentar. Nada de anormal, não fosse o fato desse "se" sempre apontar para algo contrário ao que você deseja conquistar. Você pode, por exemplo, traçar uma meta de caminhar diariamente para perder peso ou cuidar melhor da saúde. Daí, quase sempre, surge aquela voz sorrateira dizendo: "Mas, se chover e fizer muito frio, não vou conseguir caminhar amanhã" ou "Se fulano de tal chegar de viagem, não vou poder caminhar" e por ai vai.
Então, você deve deixar de ouvir "se" e ignorar tudo que for contra os seus sonhos.

Diga algo do tipo: "Amanhã vou caminhar pela manhã, porque isso vai me proporcionar muitos benefícios" ou "Vou começar essa nova atividade, pois ela me levará para mais próximo de meus sonhos". Entenda que os obstáculos não serão os maiores perigos em seu caminho. O maior desafio a ser superado na jornada para o sucesso é querer superar as suas próprias limitações. Siga essa linha de pensamento com obstinação e comprovará que o sucesso é muito mais uma questão de disciplina e atitude do que de sorte.

Finalmente, considere que na vida vence mais os que criam as suas próprias oportunidades e não os que esperam que elas "caiam do céu". Os verdadeiros vencedores sabem fazer de cada problema um degrau para o sucesso, transformam desertos em oásis e cada dia, por pior que seja encontra uma oportunidade para ser feliz. Os vencedores sabem muito bem que podem recomeçar sempre que desejarem, pois para eles o fracasso não significa queda, mas sim permanecer no chão.

Pense nisso e ótima semana.

Criatividade, motivação e tecnologia

A transformação do trabalho humano em atividade criativa tem sido alvo do pensamento moderno de muitos autores que trabalham a motivação como estratégia no contexto da criatividade e tecnologia que produzem resultados. O inventor Thomas Edison produziu tecnologia com uma capacidade inventiva que provavelmente nenhum outro cientista conseguirá superar.

Acredito que Thomas Edison não é uma exceção e que mais facilmente encontramos exemplos de criatividade pura na tecnologia e nos congressos de inventores do que na própria ciência. Criatividade não é somente gerar coisas novas... É também abandonar coisas velhas.

O cientista opta por preterir engenhocas em favor do artista. Essa é a dualidade da criatividade com a tecnologia que todos que trabalham com inovação vivem. O fascínio do cientista pelo artista não é simples esnobismo... Trata-se de mais uma manifestação da sua obsessão pela criatividade. É como se vivesse em eterno estado de namoro não correspondido.

Você já imaginou oferecer uma grande ideia capaz de solucionar um grande problema durante uma das mais graves crises da empresa onde trabalha? E que tal ter a inspiração para criar um produto ou serviço que se transforme em sucesso absoluto no mercado?

Isso me faz recordar um pensamento antigo que compara a curiosidade ilimitada e desmascarada das crianças com a de alguns cientistas. Original é o exemplo de Albert Einstein quando indagado pelos colegas professores da Universidade de Princeton nos Estados Unidos sobre ele perder tempo dando aulas particulares para uma menininha de 10 anos.

Qual foi a sua resposta? Vocês não imaginam as perguntas que ela me faz! Uma criança é autêntica e se ela questionar por que não cabem 1500 pessoas num avião, não tem o menor receio de perguntar, porque o seu pensamento é mesmo criativo e a ciência deve muitas histórias de sucesso a essa pureza infantil.

Por outro lado, aprendemos também que quem pergunta tem mais chances do que quem responde. Tem-se aí a oportunidade da resposta, isto é, de um novo aprendizado. O mesmo Thomas Edison estava num certo dia muito cansado e após 1.042 tentativas de encontrar a resposta para a invenção da lâmpada elétrica resolveu relaxar.

Estava ele deitado no sofá descansando quando começou a ouvir a conversa de sua esposa com a vizinha. E uma dizia a outra: "Fulana é uma cabeça oca". E neste momento, Edison gritou lá de dentro: "Mary, we are rich", isto é, Mary, nós estamos ricos. Ele associou algo que "fosse oco" e conseguisse segurar o oxigênio, não apagando a ideia da eletricidade que já fora descoberta 80 anos antes, ou seja, duas hastes com uma ligação entre os pólos incandescentes... Mas apagava rapidamente por causa do ar. Haja criatividade. Haja bom humor!

Porém dificilmente alguém irá superar o inventor dos inventores, Leonardo da Vinci, que teve nove profissões e suas incursões inventivas passaram por pintura, escultura, arquitetura e ciência.

Nos dias atuais ficamos obsoletos a cada segundo que passa. A regra é: ver o que todo mundo vê... Mas enxergar diferente! O mundo passou a ser seta e não alvo, isto é, ninguém espera o seu concorrente fazer alguma coisa diferente para, então, agir. O sucesso é de quem faz primeiro, portanto a regra é correr.

Quando se fala em criatividade e em tecnologia, o erro primário das empresas é não perguntar ao seu pessoal, o que é que motiva? Afinal, ambas as situações requerem um pessoal concentrado, comprometido e motivado para transformar sonhos em realidade.

Essa é a história recente da Microsoft com Bill Gates e aí podemos citar Google, Yahoo e outros... Exemplos atuais de criatividade com tecnologia. Vai vencer o jogo da vida profissional aqueles que ajudarem seus clientes não perderem mais tempo, através da motivação, das melhores práticas humanas de relacionamentos, através da criatividade que proporciona um mundo de inovação e tecnologia onde todos saem ganhando: o profissional com os resultados, o cliente com o conforto e bem estar.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus.

 

 

Gostou do conteúdo deste site?  Fez-lhe bem? Deu-lhe mais esperança?

Se sim, faça a diferença através de um donativo para melhoramento e manutenção deste site. Com o seu donativo você estará a salvar vidas, pode ter a certeza disso.

Contribua para que esta benção maravilhosa chegue a milhares de pessoas, leve a elas esperança de vida.

Faça um donativo entre $10 a € 5000

O dinheiro doado será gasto em despesas de melhoramento alojamento e manutenção

 

Exemplo prático da utilização dos seus donativos...

Um donativo entre €10 a € 5000 permite e apoia o desenvolvimento e manutenção deste site Internet.


Se preferir comunicar-nos a sua intenção de realizar um donativo por e-mail,  Entre em contacto.

Agradecemos o seu apoio.