Jael Coaracy
Como assim?
A beleza conta até a página dois. Quando o mundo real entra em ação, o que vale é o que vem de dentro.
É o modo como você se coloca diante da vida, a forma como se relaciona com as pessoas, sua capacidade de olhar para o outro e de aceitá-lo como ele é.
Você já percebeu ao se olhar no espelho, que a sua imagem nunca é a mesma? Dependendo do dia, do que estiver acontecendo com suas emoções, você vê uma pessoa diferente. Não é à toa que o poeta disse que a beleza está nos olhos de quem a vê.
Os outros vêem você como você se vê:
Sabe aquelas pessoas que, aparentemente, são feias e sem graça, mas que conseguem o melhor que vida oferece?
O que faz com que conquistem amor, sucesso, dinheiro, e todas as coisas que normalmente são associadas a beleza, não é a aparência. O segredo está em como elas se sentem em relação a si próprias.
Sim, porque o lugar que você ocupa no mundo é definido pelo modo como se sente em relação ao mundo, e à vida.
Essas pessoas não se deixaram limitar pel
o fato de não se enquadrarem nos padrões de beleza. Ao contrário. Desenvolveram a autoconfiança, não permitiram que nada ou ninguém as fizessem sentirem-se inferiores.
As pessoas percebem como você se sente em relação a si mesmo. Se você não se gosta, vive pelos cantos, com complexo de inferioridade, como esperar que os outros o vejam de outra maneira?
Não é a sua aparência que costuma afastar os outros. O que acontece, em geral, é que, inconscientemente, você transmite uma energia de carência, de falta de auto-amor, de auto-destruição, que empurra as pessoas para longe.
Cada um possui uma beleza que é só sua.
Pense no imenso número de pessoas, que apesar de estarem na contramão dos padrões de beleza de seu tempo, revelaram inteligência, charme e um imenso poder de sedução.
Frida Khalo, por exemplo. Embora feia, deficiente física, seduziu alguns dos homens mais interessantes de sua época. Frida Khalo entrou para a história como grande artista e uma das mulheres mais desejadas entre aquelas com quem conviveu.
Em vez de se preocupar em se encaixar em padrões, encontre a sua beleza. Seja feliz em ser você.
Pare de se comparar com modelos e artistas, esteja consciente da sua beleza. Sim, porque todo mundo, mas todo mundo mesmo, possui uma beleza.
Estar confortável na própria pele é gostar de si mesmo, do modo como você é, sem disfarces, nem esforços para causar boa impressão. Sgnifica sentir-se à vontade em qualquer situação, sem preocupações com o que os outros vão achar de você.
Lembre-se: cada pessoa é única. Com suas próprias características, potencialidades e talentos. Pare de se comparar com modelos e artistas, esteja consciente da sua beleza. Sim, porque todo mundo, mas todo mundo mesmo, possui uma beleza.
Ser atraente é ser quem você é - sem julgamentos ou críticas de si mesmo.
A sua aparência é uma pequena parte no todo que o mundo percebe sobre você. Afaste essa idéia obsessiva sobre aparência e se solte.
O que você pode fazer agora pela sua auto-estima.
- Viva a sua beleza, cuide-se, valorize seus olhos, sua boca, cabelos, ou seus pontos fortes.
- Curta se arrumar, não importa se você está muito acima do peso, ou se é magro demais.
- Comece a se olhar de outra forma. Esqueça as comparações e celebre as suas qualidades. (Se não conseguir achar nenhuma, procure ajuda psicológica, urgente).
- Faça alguma coisa agradável todos os dias. Não precisa ser nada grande ou complicado. São as pequenas coisas que nos fazem felizes.
- Coloque suas idéias em ação. Pense nas habilidades que gostaria de desenvolver, escolha uma, e comece.
- Pare de associar beleza à auto-estima. O que faz com que alguém se sinta feliz é o modo como se relaciona consigo mesmo e com as outras pessoas.
- Cuidado para não deslocar a sua insatisfação para a sua aparência. É mais fácil achar que seus problemas são causados pela “feiúra” do que admitir limitações emocionais.
- Talvez, você não tenha muito a fazer para mudar o seu visual, mas com certeza tem tudo à mão para mudar sua atitude.
- Preste atenção nas suas qualidades e procure expressá-las constantemente.
- Desenvolva seus talentos e descobrirá que a felicidade vem de dentro de você.
- Se não estiver satisfeito com sua vida, e sua auto-estima estiver baixa por isso, entre em ação. Ao mudar suas circunstâncias, tudo mais se transformará.
Investir em cirurgias plásticas vale a pena?
Não caia na cilada de achar que plásticas, implantes, e outros tratamentos radicais e caros vão mudar o modo como se sente em relação a si mesmo.
Com bom-senso e equilíbrio, você poderá decidir, se um desses procedimentos, terá efeitos positivos no seu físico. Tudo bem recorrer à ciência e à tecnologia para ficar de bem com a aparência.
Se a questão for pontual, algo que possa ser resolvido e melhorar a sua auto-estima, siga em frente.
O problema é quando a pessoa desloca o seu mal-estar para o físico e fica tentando “consertar” o corpo, quando o problema está na alma.
Experimente focar na espiritualidade, nos relacionamentos, no compartilhar, na realização profissional, no auto-desenvolvimento.
Lembre-se: alegria, charme, exuberância, simpatia, são atributos que se transformam em beleza, pois afetam o modo como o outro vê você. A medida que for se desligando da preocupação com o espelho, seus relacionamentos se tornarão mais enriquecedores e gratificantes.
Se você acha que beleza é tudo, pense nisso...
As pessoas valorizam o modo como são tratadas. Ser bonito e egocêntrico acaba levando à solidão. Quem quer ficar ao lado de alguém que só pensa em si?
... As pessoas lindas e poderosas também são podem ser infelizes. Superar os desafios da vida depende de força interior e de coragem.
... Depois da primeira impressão causada pela beleza, o que importa de verdade é o vem em seguida. É o que existe do lado de dentro.
... Muitas vezes, a beleza torna as pessoas egoístas e narcisistas. Por ficarem fixadas na própria imagem, não conseguem estabelecer bons relacionamentos. Afinal, estão ocupadas demais consigo mesmas e não sobra espaço para a entrada de ninguém mais.
... Beleza pode ser uma grande desvantagem, pois se o indivíduo não desenvolver qualidades internas viverá em castelos de vento.
... O que torna alguém, realmente, interessante não é uma qualidade física.
... Se a beleza fosse passaporte para uma vida feliz, a depressão não atingiria pessoas bonitas.
Beleza interior é o fundamento da felicidade?
Basta olhar para tantas pessoas bonitas que deixam de causar qualquer impressão positiva no outro, à medida que se deixam conhecer. Ao contrário, muitas passam a colecionar desafetos, e terminam isoladas, como conseqüência de seus atos.
É que egoísmo, vaidade, orgulho, falhas de caráter, etc, podem ter como embalagem lindos rostinhos e corpos sarados.
Para quem sonhava ter outra aparência, pode parecer consolo para a feiúra. Mas não é.
Entre a beleza física e a beleza interior - que se inclui autoestima, alegria, espiritualidade, compreensão, solidariedade, entusiasmo, etc, noventa e nove por cento dos homens e das mulheres optariam pela segunda.
Inclusive os que são bonitos, mas que sabem que o mais importante não está do lado de fora.
Quando o se busca é alguém para compartilhar a viagem da vida, o que você ia preferir?
Uma pessoa linda, tomada pelo narcisismo, que olha só para si, ou outra - cuja beleza pode ser que só você possa ver - mas que é amiga, divertida, companheira, capaz de amar e de receber amor?
Até mesmo no sexo, pesquisas feitas mostram que homens e mulheres muito bonitos não costumam ser bons parceiros sexuais. Segundo essas pesquisas, eles se acham tão especiais que não se preocupam com o prazer do parceiro.
Portanto, não se deixe impressionar pela quantidade de gente bonita freqüentando as telas da TV, revistas da moda, desfiles. Podem estar no centro das atenções da mídia, mas, e daí?
A beleza, todo mundo sabe, ajuda a vender produtos, movimenta a roda financeira que move o mundo atual.
Jael Coaracy
Uma atitude decidida é aquela que nos impulsiona a agir com determinação. É a que nos faz dar um basta no relacionamento que não está funcionando, deixar aquele emprego chato para buscar outro mais de acordo com o nosso desejo, afastar da nossa vida as pessoas invejosas. Ela aumenta o nosso poder sobre nós mesmos e ajuda a escolher as experiências que desejamos ter.
Uma atitude decidida nos faz olhar para dentro de nós mesmos a fim de que possamos verificar se estamos nos movendo em direção às nossas metas ou se, descuidados, estamos nos afastando delas sem perceber.
Se fosse uma cor, seria uma cor vibrante, que não deixasse dúvidas. Se fosse uma palavra, seria uma palavra forte, sonora, cujo significado brilha. Se fosse um animal, seria um animal corajoso, que se deixa guiar pelo instinto, sem medo. Se fosse uma pessoa, seria alguém que não tem tempo a perder e que coloca o foco naquilo que busca na vida.
Uma atitude decidida pode ser exercitada através das pequenas escolhas do dia- a-dia. É fortalecida com a transformação de crenças limitantes em crenças que apóiam a concretização dos objetivos desejados.
Uma atitude decidida exige liberdade, confiança, a habilidade de mudar sempre que necessário. Ela implica na sabedoria de que, mais importante do que acertar, é assumir o poder da escolha e decidir o que nos nos parece melhor.
Uma atitude decidida deixa para trás cargas emocionais e não permite que frustrações passadas atrapalhem o presente.
Traz a consciência de que a vida acontece aqui e agora e de que é preciso ser o agente da própria história. Quando optamos por ser quem somos e assumimos a responsabilidade por nossas escolhas, sem medo da crítica ou de julgamentos, descobrimos a magia da atitude decidida.
Uma atitude decidida é aquela que nos leva à vitória. Através dela exercitamos o poder sobre as nossas vidas e descobrimos que cabe a cada um de nós o privilégio de lutar e alcançar os próprios objetivos.